CT1NB foi o primeiro CT de todos os tempos a fazer emissões em 432 Mc/s.
Depois em conjunto com CT1IH (um grande obreiro da sede social da REP falecido em 1999), ambos, com CT1NB que fazia TVA desde 1953, acabaram por fazer em 1960 as primeiras emissões e experiências de TVA via rádio, na frequência de 431.25 Mc/s, a única frequência autorizada pela DSR dos CTT.
Isto era DX à séria ... ! e sem QSL's, bastava a cordialidade dos operadores amadores, para selar a confirmação (não havia mafias de QSL ...).
CT1NB fez a sua própria camera de televisão, com 2 tubos de raios catódicos em 1953. Com os quais emitia imagens monocromáticas (de cor verde) e sem movimento.
E mais:
CT1CO foi o primeiro CT de todos os tempos, junto com CT1ST e CT1KQ a fazerem em 1961 QSO intercontinental entre a Europa e os EUA na faixa de VHF em 50 Mc/s.
Naquele tempo, não havia nem Kenwood nem Yaesu, nem GITEI e GEMANO LOPES a vender rádios a prestações.
Quem tinha competência técnica fazia, quem não tinha, assistia e aprendia, e foi isso que aconteceu até aos anos de 1975 e seguintes, onde se formaram centenas de técnicos, através do training on the job.
Com tudo isso, e mesmo assim, eram menos do que 40 os radioamadores que em todo o país, detinham condições técnicas para operarem na faixa de 144 Mc/s antes de 1970.
Não sei precisar, mas creio que no alentejo apenas esteve operativo o CT1BT, logo em seguida aos anos de 1972.