TOLERANTE – opera a sua estação observando e cumprindo com as regras, incluindo o bem estar, os momentos de cultura e lazer que a rádio e as comunicações proporcionam a todos amadores.
LEAL – coloca a lealdade e o incentivo, como formas de apoiar a sustentação do Radioamadorismo, participa nos movimentos associativos e federativos, considerando que a sua acção é vista e recebida por amadores de todo o mundo.
PROGRESSISTA – é sempre inovador, e coloca os seus conhecimentos ao lado do progresso da ciência e da tecnologia, tendo por fim o desenvolvimento e o bem estar de todas as civilizações. Mantém a sua estação e o seu modo de operação tecnicamente evoluído e eficaz, operando acima de qualquer reprimenda.
AMIGÁVEL – calmo e paciente a operar os seus meios de rádio, transmitindo conselhos amigáveis aos amadores mais novos e menos experientes, deve sempre apoiar e cooperar com os interesses comuns do Radioamadorismo e necessidades dos outros amadores.
EQUILIBRADO – a Rádio é uma vocação técnica e cultural que nunca deverá interferir, nem com os deveres devidos à família, nem com o trabalho, a escola ou a comunidade.
PATRIÓTICO – a estação do Amador de Rádio assim como os seus conhecimentos técnicos, as suas competências e habilidades estão sempre prontas para prestar serviço ao país e à comunidade. Estes são as principais referências do espírito de cooperação cívica e humanitária do Amador da Rádio.
Se os radioamadores tem algum código, ou práticas deontológicas, não sabemos quais são ou se existem ?