Na terça-feira dia 18 de Abril irão decorrer diversas comemorações alusivas à fundação em Paris, no ano de 1925, da União Internacional de Amadores de Rádio, a IARU.
Neste ano de 2006, o tema para as celebrações não é o DX, mas simplesmente «Amateur Radio - a gateway to information and communications technologies for today's youth».
Para a generaliodade dos países desenvolvidos e cultos, o tema da juventude e da educação, é um assunto recorrente faz mais de 30 anos, ele é geralmente exercido por uma larga generalidade das sociedades, com a excepção (sempre) de Portugal, que liminarmente, tudo fez para impedir em 2001 que a Juventude tivesse um acesso legítimo e natural, à Cultura da Ciência e Tecnologia, através do Serviço dos Postos Emissores de Amador, (vulgo radioamadorismo).
Há males que vêem por bem.
Foi face ao ostracismo então imposto pela portuguesa associada da IARU, ao impedir a criação de estruturas focadas no tema ora proposto nas celebrações do 18 de Abril, que surgiu a determinação e competência, que resultaria na fundação da AMRAD, uma prova cabal em como os horizontes então propostos são hoje, e sempre, valores fundamentais.
A História se encarregará de julgar os factos.
15-04-2006 18:21
Escusado será dizer, que a sacanagem foi da REP, liderada pelo amigo Vitor Paulino, CT1DRY.