O futuro do radioamadorismo Português só existe se houver um órgão colegial, constituido por representantes de todas as associações nacionais de Amadores, com assento para os seus representantes.
Pode ser ou pode não ser a REP. A escolha é dos seus sócios.
A IARU tem como orientação básica ser uma FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES NACIONAIS DE RADIOAMADORES. E como tal, se é uma federação, nesta caso uma CONFEDERAÇÃO, aceita um representante por Paìs, seja uma associação ou uma Federação. É lógico nos paises maiores, seja uma Federação de Associações a representar os interesses dos radioamadores e das associações desse País perante a IARU. E dou casos e exemplos : Alguem aqui tem dois dedinhos de testa para conceber que cá em Portugal fosse o Futebol Clube do Porto ou o Benfica ou o Sporting o representante da FIFA ????? ERA A GUERRA CIVIL !! Os jogadores dos outros clubes tinham de se federar só nesse clube para poderem jogar ?????? Para que é que existe a Federação Portuguesa de Futebol ??? Porque diabo há 30 anos que a REP faz ouvidos moucos a uma legitima pretenção da MAIORIA dos radioamadores Portugueses ???
Lá porque é a mais velha ??? O Antonio Oliveira Salazar éra o mais velho no poder, e se não morresse ainda tinha-mos de levar com ele ??
CT1IDW, a REP como está não presta, serve meia dúzia, ninguem quer trabalhar para ela, e está condenada a morrer. Escreva o que eu lhe digo. A REP TIRANDO O BUREAU NÃO TEM UMA UNICA MAIS VALIA PARA OS SEUS SÓCIOS.
Tem duas hipóteses : 1 - tornar-se um clube de DX de Lisboa só para alguns, sempre os mesmos
2 - Ser colegialmente a Federação Portuguesa de Radioamadores, de uma forma democrática, com representantes de todas as associações reunindo periodicamente.
A REP não tem de ser em exclusivo absolutamente nada e está em pé de igualdade com todas as associações nacionais. A REP não pode reinvidicar perante a Anacom ser a unica e exclusiva representate dos amadores portugueses. Para já os seus directores não tem qualificação técnica de qualquer espécie para debater perante a Anacom todas as situações que nos incomodam no curto prazo. E não é a mandar para lá o CT1DRY e o CT2HIV que se vai resolver nada, até porque só vão dar muito mau nome aos radioamadores. O problema básico do radioamadorismo é os senhores directores das associações nacionais se sentarem a uma mesa, em em clima de construtividade decidirem criar um órgão federativo. Com REP ou sem REP. No meu ponto de vista pessoal, se for com REP, é de exigir aos sócios da REP que elegam por sufrágio uma direcção capaz para desenvolver essa tarefa. Se existir a curto prazo um órgão federativo que tenha representantes de mais de 50% das associações nacionais, nesse mesmo dia é desenvolvido um esforço conjunto para que o mesmo órgão seja apresentado internacionalmente á IARU, e acaba-se o monopólio da REP. A REP, em termos de contituição e obrigações perante a IARU está muito mal. QUEM É O DIRIGENTE ASSOCIATIVO QUE QUER DE IMEDIATO DESENVOLVER ESFORÇOS NO SENTIDO DE CONVIDAR TODOS OS DIRECTORES DE TODAS AS ASSOCIAÇÕES PARA UMA REUNIÃO NACIONAL ? ISTO JÁ DEVERIA TER SIDO FEITO Á MUITO TEMPO. MAS NÃO REPITAM O ERRO DA UAPR. O erro da UAPR foi que este País é muito grande para os dois mãos negras do radioamadorismo nacional, o CT1KT e o CT1AMY.
A hipótese de a REP se tornar uma federação era realmente uma alternativa interessante... mas e depois as diferentes associações (umas mais que outras,claro) não se vão esgatanhar todas para mandar na federação, levando por isso a situações similares á existente na REP?
Esse é o ponto da lacuna estrutural da REP, que tem como consequência, a sua crónica falta de representatividade e progressivo afastamento dos sócios e dos radioamadores. Todos se afastam da REP.
A REP serve afinal, alguns intereses encapotados, que foram desvendados pela direcção do CT1XI. O preço foi o de turturarem o home, e os que o apoiavam.
A solução, não existe, porque no geral, os sócios da REP, são incompetentes e não sabem reagir a estas questões, por outro lado os sócios da REP estão-se nas tintas para os assuntos das associações e do radioamadorismo em Portugal.
O CT1IDW, parece o KT ou o AES, ele tem razão, actua assim, em critica, mas acaba pot fazer como eles querem.
"A hipótese de a REP se tornar uma federação era realmente uma alternativa interessante... mas e depois as diferentes associações (umas mais que outras,claro) não se vão esgatanhar todas para mandar na federação, levando por isso a situações similares á existente na REP?"
Sim, caro ZC. Vão mesmo esgatanhar-se. Mas confiemos que nas Associações tambem há dirigentes muito válidos que vão saber evitar essas situações. O que foi Portugal no pós 25 de Abril ? Não foi tambem um desastre com toda a gente a esgatanhar-se para terem o poder ?
O facto é que as democracias amadurecem.
Admito que nos primeiros tempos haja muita quezilia. Mas admito que é um passo importante a ser dado. somos latinos.
E depois tem de admitir que a MAIORIA das outras associações funciona neste momento de forma muito melhor do que a REP.
Que tem de mal ser o dirigente de outra associação a madar na Federação, se para tal for eleito pelos outros pares ?
Ainda vos faz muita confusão a REP não ser a Rainha ?
Se não é a culpa é só dela.
É assim tão dificil a REP baixar-se ao nivel das outras associações ?
Que tem a REP de mais ? os 75 anos ? ERRADO.
A REP de há 75 anos NÂO EXISTE.
Só temos uma REP que não funciona e está moribunda.
Deixemos toda a gente esgatanhar-se para mandar na federação. Se esse esgatanhamento for feito nas reuniões da Federação, com todos presentes, é saudavel.
E hão-de acabar por perceber que mandar numa federação exige muito tempo e capacidades para gerir. Se forem lá pelas vaidades e pelo penacho são logo corridos.
VAMOS MATURAR ESTA IDEIA ????
HÁ MAIS OPINIÕES CONSTRUTIVAS ?
Ou como diz o IDW é tudo paleio furado, e só ele é que sabe o que quer para o futuro do radioamadorismo português, e os outros são todos burros ?
O senhor é um homem de visão, com apurado sentido de estado (de nação livre), deve compreender, que o seu discurso, não recebe ecos, dessa gente da REP.
Como é possível existir a mesma REP, para pessoas com sentidos cívicos tão diversos, em assuntos tão elementares.
Esta é a prova da falta de maturidade dos portugueses.
Veja se aqui tem, resposta de pessoas como o CT1AES, quando o discurso intelectual sobre 2 pontos, essa gente que não tem discurso, desaparece, pura e simplesmente.
Estamos perante gente sem a menor cultura e sem educação. Gente primitiva.
O CT1IDW faz o que lhe apetece, e diz o que acha que deve dizer.
O CT1IDW não alinha nem por uns nem por outros. Cão velho caça sozinho, e eu já sou cão velho. Não preciso de alinhar em facções, não alinho em bandos ou grupos. Formo as minhas opiniões baseado no que conheço, se estão certas ou erradas é problema meu. Se agradam ou desagradam a certas pessoas é problema dessas mesmas pessoas. A opinião que os outros têm acerca das minhas posições sobre a REP e o radioamadorismo não me incomoda por aí além, nem influencia as minhas decisões.
Acerca da relação entre a REP e as outras associações penso que só pode existir com o consentimento dos sócios e não por imposição das outras associações e numa relação simbiotica. Acho lamentável que alguns dirigentes se pronunciem sobre a forma como a REP gere os seus assuntos. A REP não se pronuncia sobre os assuntos internos das outras associações. O paleio sobre democracia e constitucionalidade não passa de demagogia. A REP existe unica e exclusivamente para servir os seus sócios sendo os unicos que podem pronunciar-se sobre os seus destinos.
Sobre o papel da REP na IARU é do conhecimento geral que a REP não tem cumprido todas as obrigações que lhe competem como sociedade membro. Existem algumas razões de peso para que isso suceda, como a crónica falta de dinheiro. Como é que a REP pode ir às reuniões no estrangeiro sem dinheiro? Claro que noutras áreas o dinheiro não é impedimento mas sim a falta de sócios a trabalhar para a REP... A direcção não chega para tudo...
Sobre a função da REP cheguei à "brilhante" conclusão de que tem o bureau e pouco mais.
Claro que a REP podia devia fazer mais, mas com os sócios desmobilizados, mal informados acerca dos assuntos correntes, desinteressados, e com todas as polémicas do passado é dificil esperar mais.
Fiz alguma coisa, foi pouco mas foi de boa vontade. Se gostaram optimo, se não gostaram façam diferente. Quando aceitei fazer parte da direcção não foi para ser burro de carga, foi para colaborar. Como os estimados socios da REP não colaboram, é dififcil que apareça obra feita.
Se esperam trabalho feito temos duas soluções, ou o fazemos ou pagamos. Como não há pilim para pagar, nem voluntários para o fazer é simples.
A REP só pode ser transformada numa federação se os sócios assim o quiserem.
Acho que não querem.
Simples.
Quanto a eu saber o que quero para o radioamadorismo português, sei sim senhor. É a minha visão, naturalmente diferente da visão dos anonimos que por aqui pululam. É a minha opinião e tenho direito a ela. Se o facto de ser contra algumas opiniões aqui expressas incomoda alguém paciência.
Acho que os estimados participantes ainda não perceberam que eu não pertenço a nenhuma facção, por isso concordo com o CT1AES nalgumas coisas, com o CT1XI noutras, com o CT1EWA noutras e com o CT1ZC em quase tudo.
Acho que uma federação resolveria alguns problemas e iria criar outros.
Acredito, como diz o "General", que um período inicial de confusão se seguiria (ou seguirá) á transformação da REP em Federação, tal como aconteceu no pós 25 de Abril até á estabilização.
Mas a REP não funciona como deve ser precisamente desde o 25 de Abril...já lá vão quase 30 anos!
Claro que ANTES funcionava melhor pela "estabilidade gravítica" do Estado Corporativista - se queres ser radioamador tens de ser sócio de REP e acabou-se a conversa. Assim os "clientes" nunca faltaram.
O problema veio depois quando a lei de livre associação foi ( na minha humilde opinião...) mal elaborada no que diz respeito ao radiomadadorismo.
Penso que logo aí devia ter continuado a ser obrigatório ser sócio de uma QUALQUER associação, e que todas as associações deveriam ligar-se numa federação que seria responsável pelo QSL, bem comum, mas com custos que têm de ser partilhados, e igualmente responsável pelas relações com as autoridades que velam pelo sector das comunicações.
As coisas não teriam certamente chegado ao que chegaram.
Quanto a penachos... o problema é que quase sempre quem quer ser dirigente de qualquer coisa, nem que seja de um clube de chinquilho, tem uma dose de desejo de protagonismo superior aquela que seria desejável.
Mas enquanto o protagonismo do dirigente for DIRECTAMENTE PROPORCIONAL à sua competência, temos leader...
O pior é que normalmente o EGO é tão grande que lhes abafa a inteligência - quando a têm...
73´s
Paulo Burnay - CT1ZC
PS: desculpem lá eu identificar-me... eu sei que não é hábito aqui no fórum, mas eu sou assim mesmo.
Candidatar-me a presidente da REP?! Eu? Cruzes canhoto... vade rectrum Satanás! Falta-me tudo para essa tarefa: tempo, vontade, competência, perfil... onde é que o meu caro Tio Mariano foi buscar tal ideia? Já sei! Está com gripe e naquela fase inicial da febre alta e dos tremeliques, correcto?
Mas o que é que eu fiz para merecer esta "cabala"? Ainda se fosse uma "chavala"... vocês estão todos com febre. Eu sei que pequei muitas vezes durante os meus quase 47 anos. Mas há limites para o castigo...
O colega tem perfil, sabe falar como as pessoas de bem, tem competencia técnica e é modernista e de vanguarda.
E bate aos milhões de pontos os pobres diabos que lá estão agora.
Não é cabala nenhuma.
Se podenrar o caso, garantimos que terá muitisssiiimoos mais votos do que os habituais meia duzia de socios da REP que comparecem nas AG´s.
Esta malta toda precisa de um lider.
Há por aqui muitos potenciais mas nem se identificam
(desculpem lá os moderadores intervirem, mas somos socios e temos direito de opinião e vimos aqui finalmente aparecer um lider, apadrinhado pelo "maldito" XI)
Estimados apoiantes de uma candidatura que não vai existir, sejam lá quantos forem... obrigado, mas nem para ser radioamador eu tenho tempo, quanto mais para tomar conta deles... e mesmo que tivesse disponibilidade (uma situação económica estável, tipo boa reforma ou um "bom emprego) penso que não tinha vontade de servir de bombo no habitual jogo do bota abaixo de uns e da falta de colaboração, para não dizer do completo alheamento, da grande maioria dos sócios da REP, que continuam e continuarão a ser os grandes culpados. Não obrigado - já tenho um grande déficit de atenção para com o meu filho de 7 anos e para com a minha filha de 10.Eles são o MEU único FUTURO. O escasso tempo livre não pode nem deve ser para mais ninguém.
(O Tutan foi de férias de Natal), eu sou um primo afastado dos Kamons ...
Oh CT1ZC, eu fui director da REP, por 3 vezes, e estou à vontade para falar neste assunto.
Acho que quem não merece o sacrificio dos colegas, são:
1 - Os sócios da REP,
2 - Os colegas de direcção
a) uns trabalham
b) outros não fazem nada
c) outros ainda lizam os colegas de direcção
d) e no fim atraiçoam tudo e todos
e) ao ponto de nem homologarem os estatutos aprovados pelos poucos sócios da REP que participam na vida da associação (como é o caso do CT1DRY, CT2HIV e CT1AES)
f) CT1AES que até falsificou a redacção dos estatutos aprovados pelos sócios, na maior AG da REP de todos sos tempos.
Em conclusão pergunto:
I) o melhor é deixar morrer a REP...
II) deixar a REP na mão de mafiosos sem escrúpulos, capazes de matar quem se lhes coloca à frente ...
III) com determinação, os sócios de bem, tomarem conta dos destinos da associação, para bem e serviço de todos ?